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Prêmio CP - 29/09/2016
Fotolia/anekoho
23/02/2015 - 10h14
Um bom barista para o seu restaurante
Saiba por que este profissional é fundamental na elaboração de um café de qualidade



O barista é a pessoa tecnicamente especializada em cafés e seus derivados. Ele é responsável por preparar e servir o produto em diferentes métodos, podendo, inclusive, desenvolver bebidas à base de café. É importante também que o barista tenha profundo conhecimento sobre a história do produto, as características do grão, o processo de plantio, a colheita, a torra e a moagem, e detalhes sobre a extração da bebida.

Um profissional completo é aquele que consegue fazer o consumidor gostar do que bebe, além de levá-lo a perceber a complexidade envolvida no café que chega à sua xícara. O barista, sem dúvida, tem de ser apaixonado pelo que faz. Servir uma “xícara perfeita” requer sutileza e precisão e, para isso, é necessário reunir técnica, habilidade e paixão.

Onde aprender


Hoje existem diversos cursos de técnicas de barista. Entidades como o Sindicafé, Abic e Senac, por exemplo, ensinam a parte teórica e prática. No site www.acbb.com.br – Associação Brasileira de Café e Barista – há uma lista disponível de locais e profissionais que ministram os cursos e treinamentos.

Treinamento          

Normalmente, o curso é dividido em níveis ou módulos. A seguir você confere alguns dos temas abordados em cada módulo:

Nível 1 – Básico:
tipos de café; colheita, processamento, torra; equipamentos corretos, ajustes da máquina de café e moinhos; granulometria; técnicas de extração de café; diagnóstico visual, olfativo e gustativo; métodos de preparação de café; limpeza e manutenção do equipamento e estação de trabalho; material de trabalho do barista.

Nível 2 – Latte Art:
estudo do leite; técnicas diferentes de vaporização do leite; preparo de cappuccinos decorados; café lattes e machiattos.


Nível 3 – Bebidas com café e Mixologia:
o que combina com o quê; coquetelaria; montagem de drinques com café.

Sobre o treinamento em si, existe a possibilidade de contratar um profissional para ministrar o curso e as oficinas diretamente no estabelecimento. Entre as vantagens, estão:

- Quando o treinamento acontece no próprio ambiente em que se atua, facilita o aprendizado e permite ajustes na operação para o trabalho fluir melhor;
- Envolve vários colaboradores e desperta o interesse dos demais;
- Economia financeira – seu estabelecimento negocia um treinamento abrangendo teoria e prática de baristas por um preço melhor.

Dia a dia


É fundamental que você gestor tenha um equipe comprometida e treinada, trazendo, assim, um diferencial para o seu estabelecimento quando o assunto é o serviço do café. Além de gerar fidelização maior de clientes, aumenta o consumo de cafés, reduz perdas de insumo, diminui custos com manutenção de equipamentos e aumenta o tíquete médio com a criação da carta de cafés.

Onde atuar


O barista pode atuar em cafeterias e restaurantes e similares, produzindo cardápios diferenciados. No mais, ele também pode prestar consultorias a empresas do ramo, participar de campeonatos, entre outras atividades. 


Fonte: Redação - 23/02/2015
Editora Nova Gestão Ltda. | Tels.: (11) 3562-3166 | (11) 3562-3170


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