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Prêmio CP - 29/09/2016
16/08/2017 - 10h43
A música ambiente e o reflexo na qualidade percebida
Qualidade sonora e repertório como motivo para uma boa lembrança de um restaurante ou similar


*Por Thiago Sestini

Trataremos, aqui, sobre que se refere à música ambiente como um pano de fundo para complementar o conjunto de sentidos com o “clima” que você pretende em seu estabelecimento, onde o principal produto é o serviço em Alimentos e Bebidas (A&B). Não vamos tratar de “casas de shows”, nas quais o principal é a apresentação artística, tendo A&B como complemento.

As músicas, os sons do ambiente em geral, interferem muito nas sensações que os clientes vivem em seu estabelecimento. Assim como um barulho estridente de um liquidificador, um alarme de um carro em frente ou uma mesa com clientes exaltados contrastando com o perfil do restaurante, um equipamento chiando, muito alto, mal equalizado ou um repertório que não condiz com o a proposta do local, pode fazer diminuir o tempo de permanência dos clientes, diminuir o ticket médio e fazer com que todas essas sensações negativas fiquem diretamente relacionadas à sua marca.

A principal dica é: as músicas são para o público do seu estabelecimento,  não para você ou para os seus funcionários. Assim como o marketing de hotéis e lojas de vestuário chiques utilizam um perfume personalizado para criar a identidade da marca e relacionar aquele cheiro às ótimas sensações de bom atendimento e realização do desejo de consumo, a música pode, também, ser uma ótima ferramenta para essa relação em seu estabelecimento.

Seu cliente pode ouvir a mesma música tocada em seu som mecânico ou na apresentação de um músico ao vivo em seu bar ser tocada em outros lugares, no som do carro, em casa... E, inconscientemente (ou até consciente mesmo), lembrar-se das sensações de quando esteve se divertindo em seu bar, saboreando um prato de seu restaurante ou confraternizando em um evento. É isso que os publicitários pretendem ao inserir uma música conhecida em um comercial.

Portanto, fica aqui uma dica essencial: nunca negligencie a música ambiente de seu estabelecimento. Aproveite para fazer com ela um link de qualidade e satisfação para seus clientes. Que seja um motivo a mais para eles frequentarem o seu restaurante; bar ou lanchonete. E lembre-se que ao contrário, músicas de má qualidade, sistema de som ruim e com chiados podem afastar os clientes de seu negócio.

Continuaremos, em breve, nos aprofundando neste tema que, muitas vezes, tratamos como secundário, mas que pode fazer a diferença nas sensações de nossos clientes!!

*Thiago Sestini é consultor da PhiX Consultoria (thiagosestini.phix@outlook.com)

Fonte: PhiX Consultoria

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